Pronatec 2019: Como funciona? Cursos, Vagas, Inscrições!

      Comments Off on Pronatec 2019: Como funciona? Cursos, Vagas, Inscrições!

Procurando cursos técnicos e profissionalizantes para aprimorar seu currículo? Venha conhecer mais sobre o Pronatec, um projeto do governo que conta com cursos gratuitos. Saiba quem pode se inscrever, quais as instituições participantes e muito mais.


Pronatec 2019

O que é o Pronatec?


O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é o nome de um projeto criado pelo Governo Federal em parceria com o MEC no ano de 2011 destinado a educar e profissionalizar a população de baixa renda. Para 2019, a previsão é de que o governo abra muitas vagas e ainda faça mais parcerias com redes de ensino pelo país.

Como funciona o Pronatec?

O objetivo deste projeto é aumentar e melhorar a capacitação profissional de jovens e adultos de famílias de baixa renda, de modo a estes terem mais oportunidades no mercado de trabalho e assim melhorarem suas qualidades de vida.

O acesso é facilitado através da ampliação de vagas em redes estaduais de educação e gratuidade de vários cursos de formação inicial e continuada para os trabalhadores.


Cursos gratuitos do Pronatec

Os cursos são gratuitos para serem acessíveis à população de baixa renda. Essa ampliação é chamada de Bolsa-Formação, que torna centenas de vagas pelo país gratuitas.

São válidas para cursos concomitante (estudantes do ensino médio), subsequente (já terminaram o ensino médio) e Pronatec EJA (educação de jovens e adultos); algumas instituições ainda oferecem auxílio-transporte e de alimentação aos alunos.

O cursos são muitos e de várias categorias, como Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer, e muito mais.

Quais as instituições participantes?

  • SENAC;
  • SENAI;
  • SENAT;
  • SENAR;
  • Anhanguera;
  • Estácio;
  • Institutos Federais.

Quem pode se inscrever para as vagas do Pronatec 2019?

A oferta de cursos do Pronatec é exclusiva para:

  • Estudantes do ensino médico da rede pública, incluindo de educação de jovens e adultos;
  • Trabalhadores;
  • Beneficiários dos programas federais de transferência de renda;
  • Estudantes que já tenham cursado o ensino médico completo em alguma escola de rede pública.

Inscrições no Pronatec 2019

As inscrições para as vagas do Pronatec 2019 ficam disponíveis no site 2 vezes ao ano. Para ficar atento quando vão abrir vagas, você pode acessar o site oficial do Pronatec, clicar em “Receber Notificação de Vagas” e ficar atento ao seu e-mail.

Caso já estejam disponíveis, para se inscrever, você deve se enquadrar nos quesitos exigidos acima. Se você se encaixa, acesse o mesmo site acima para fazer sua inscrição. Na área de “Pesquisa de vagas” você deve preencher no mínimo os dados do seu estado, município e escolaridade para visualizar as vagas em aberto.

Quem já terminou o ensino médio tem acesso a cursos técnicos de nível 1, que têm durabilidade de 1 ano; e quem ainda está cursando o ensino médio, tem acesso a cursos técnicos de nível 2.

O que é o Sisutec?

Sisutec ou apenas Sisu é outra oportunidade para o mesmo público que enquadra nos quesitos para participar do Pronatec, mas que dá a oportunidade de as pessoas participarem de cursos técnicos em escolas públicas.

Quem deseja se inscrever deve ter feito o último ENEM e não ter tirado nota 0 na redação. Os cursos oferecidos são os mesmos do Pronatec, sendo uma única rede de parceria. Clique aqui e saiba mais sobre as inscrições nesse projeto.