Inscrições Para o ENEM 2019: Isenção de Taxa, Datas e Muito mais!

Para você que deseja se ingressar em um curso superior, fique atento ao ENEM 2019, as inscrições para a prova começam hoje dia 06 de Maio de 2019.

Milhares de Brasileiros conseguem bolsas de estudos através do ENEM, em 2019 são previstos mais de 10 milhões de inscrições.

Se você pensa em se inscrever e deseja saber como conseguir sua isenção da taxa, fique atento!!

Como funciona o Enem 2019

O ENEM é um prova de 180 questões que são divididas nos seguintes pilares: Ciências Naturais e suas Tecnologias, Ciência da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas tecnologias.

Além de todas essas questões, o aluno deve realizar uma redação sobre um tema que é designado.

O Enem é uma das maiores provas que existem atualmente no mundo, ele é utilizado para conseguir uma porta de entrada para os programas do Governo Federal para os ensinos superiores sendo eles : ProUNI, Fies e sisu.

O Enem também é utilizado para certificar pessoas com a conclusão do ensino médio.

Inscrições Para o Enem 2019

As inscrições serão feitas através do site  , nele é preciso que o candidato informe o seu número do CPF e do RG, assim será criada uma senha que permitirá ter acesso ao cartão de confirmação e todos os resultados do candidato.

Para continuar o cadastro, o candidato deve apresentar um número de celular e um e-mail que esteja ativo, isso tudo para que o INEP consiga se comunicar com os candidatos.

As inscrições vão até o dia 17 de maio e até essa data os candidatos poderão atualizar seus dados de contato, trocar o local da prova, mudar a opção de língua estrangeira  e também alterar se for necessário algum tipo de atendimento especializado.

Novidades do Enem 2019

Neste ano serão 6 novidades ao todo para a prova, sendo eles:

  1. novo sistema de inscrição;
  2. inclusão opcional de foto na inscrição;
  3. espaço com linhas para rascunho da redação;
  4. espaço para cálculos no final do caderno de questões;
  5. surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear;
  6. lanches levados pelos candidatos serão revistados.

Como vai ser a estrutura da prova

No primeiro dia de prova, em 3 de novembro, serão aplicadas as provas de:

  • linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
  • duração: 5h30

No segundo domingo, dia 10 de novembro, será a vez das questões de:

  • ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
  • duração: 5h

Isenção da Taxa de Inscrições

O participante pode pedir isenção da taxa de inscrição no período de 1 a 10 de abril, exclusivamente pelo endereço enem.inep.gov.br/participante .O Inep vai avaliar as solicitações.

Não paga a taxa de inscrição quem:

  • Está cursando a última série do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, o participante deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento para acessar o sistema.

Ao solicitar a isenção, o participante deverá, obrigatoriamente, informar um endereço de e-mail único e um número de telefone fixo e/ou de um celular válido.

O Inep utilizará esses contatos para enviar informações sobre o Enem e não se responsabiliza pelo envio de informações a terceiros caso o participante faça o cadastramento indevido de endereço de e–mail e/ou celular.

Para todos os casos de solicitação de isenção da taxa de inscrição, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada, sob pena de responder por crime contra a fé pública e ser eliminado do Enem.

Os interessados deverão acompanhar o resultado de seu pedido de isenção a partir de 17 de abril de 2019 no endereço enem.inep.gov.br/participante e não descuidar da próxima etapa, já que a isenção da taxa não garante automaticamente a inscrição ao Enem 2019. Será necessário retornar ao sistema, no período de 6 a 17 de maio, e efetuar a inscrição.

Os participantes isentos irão efetuar a inscrição sem necessidade de gerar guia de cobrança. Os participantes que não conseguirem a isenção e demais pagantes deverão informar os dados solicitados no Sistema de Inscrição, gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição para ter sua inscrição confirmada.

Calendário e datas do Enem 2019

Se você já perdeu a data da isenção da taxa de inscrição, fique atento a todas as datas já pré-definidas pelo INEP.

  • Pedido de isenção: 1º a 10 de abril
  • Justificativa de ausência no Enem 2018: 1º a 10 de abril
  • Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril
  • Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril
  • Pedido de atendimento especial: 6 a 17 de maio
  • Pedido de uso de nome social: 20 a 24 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio
  • Inscrições: 6 a 17 de maio
  • Provas: 3 e 10 de novembro
  • Gabarito: 13 de novembro
  • Resultado individual: janeiro de 2020

Se ainda restam algumas dúvidas, acesse o site oficial do Enem 2019 e veja!!