FGTS 2019: Regras, Saque de conta inativa, Consultar saldo e mais!

      Comments Off on FGTS 2019: Regras, Saque de conta inativa, Consultar saldo e mais!

Com dúvidas sobre o recebimento do FGTS para 2019? Saiba que este é um dos benefícios mais aguardados pelos trabalhadores, pois serve para pagar aquela conta pendente e ainda movimenta a economia do país.


Saiba se teremos saques de contas inativas para 2019, como consultar seu saldo e muito mais!

fgts

FGTS inativo: O que é? Como funciona?


Todo mês, o empregador deposita 8% da remuneração mensal do trabalhador em seu fundo de garantia, que vai acumulando e resultando numa boa quantia quanto mais tempo a pessoa trabalhar para esta empresa. Isso é o FGTS comum.

O trabalhador que sacar, pode usar da maneira como desejar; mas quem não sacou dentro do prazo divulgado, tem sua conta considerada como inativa, e isso é o FGTS inativo. A Caixa sempre orienta as pessoas sobre seu dinheiro de direito nos períodos de saque.


Regras para saque de contas inativas

Apesar de não haver uma previsão de próximo saque, existem casos de pessoas que ainda têm direito de sacar de suas contas inativas, de acordo com a Lei 13.446/17. Tais solicitações só foram aceitas até o dia 31 de dezembro de 2018.

Se encaixam nas regras tais situações:

– Todo trabalhador que comprovar que estava com alguma doença que o impedisse de sacar de sua conta inativa do FGTS; basta ir à uma agência da Caixa portando seu atestado médico ou certidão que comprove a doença impeditiva;

– Todo trabalhador que comprovar situação de cumprimento de pena ou prisão restritiva à sua liberdade durante o período do último saque; basta ir à uma agência da Caixa portando seu documento de situação de reclusão.

Com o término do calendário divulgado, as regras de saque de contas inativas voltam ao normal que são:

– Podem sacar quem se aposentar;

– Quando houver rescisão do contrato, o empregador informa à Caixa sobre o ocorrido e, em até 5 dias úteis, o trabalhador pode sacar;

– Em caso de morte do trabalhador, o saque pode ser feito pela família;

– Ao permanecer fora do regime do FGTS por 3 anos ininterruptos, o saque pode ser feito a partir do mês do seu aniversário;

– Também pode sacar para comprar casa própria, liquidar, amortizar ou pagar prestações de qualquer financiamento habitacional.

Lembrando que se enquadra nos grupos de direito todo trabalhador formal (CLT), trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas; empregados domésticos também podem ser incluídos no benefício, dependendo do empregador.

Saques contas inativas de FGTS em 2019

Para saber se existe algum dinheiro no seu fundo de garantia, basta ir a uma agência Caixa portando carteira de trabalho e documento pessoal. O atendente vai avaliar seu caso e, se for possível, lhe passar as orientações necessárias sobre o que deve ser feito.

As solicitações de quem não pôde sacar no período de 10 a 31 de julho de 2017 valeram até o dia 31 de dezembro de 2018. Portanto, não há nenhuma previsão de novo período de saques para 2019, nem mesmo para as contas inativas.

Como consultar saldo de contas inativas?

Existem várias formas de você consultar seu saldo de uma conta ativa ou inativa:

– Diretamente numa agência da Caixa ou terminais de atendimento, levando sua carteira de trabalho e documento pessoal;

– Pode tirar seu extrato da conta vinculada ao FGTS no site da Caixa exclusivo para o benefício;

– Pode consultar pelo seu smartphone com o aplicativo do FGTS Trabalhador;

– Por telefone: 0800 726 0207, basta ter em mãos os números do PIS, RG, CPF e endereço.