Empréstimo pessoal: Como funciona? Como pedir e + DICAS

      Comments Off on Empréstimo pessoal: Como funciona? Como pedir e + DICAS

Muito procurado pelos brasileiros, o Empréstimo Pessoal é um tipo de crédito para pessoas físicas concedido por bancos e instituições financeiras.


Seu principal diferencial é a facilidade. Primeiro, porque para ceder o dinheiro a maioria das instituições financeiras não pedem garantias.

Ao invés disso, elas fazem uma análise de crédito do cliente, que pode ser aprovado ou não. Segundo, porque depois de solicitado e aprovado, o empréstimo vai direto para a conta do cliente, pronto para ser usado.

empréstimo pessoal

Como o empréstimo pessoal funciona?


Depois de ser avaliado pela instituição financeira e ser aprovado, o pagamento do empréstimo funciona em parcelas mensais que vão ser definidas na hora do contrato do crédito.


Por isso, antes de solicitar um empréstimo é muito importante checar se você vai conseguir pagar o valor das parcelas todo mês – para não entrar numa bola de neve de dívidas.

Assim que o crédito for aprovado pela instituição/banco, o dinheiro total já é liberado na sua conta e está pronto para uso. Nada de longas burocracias ou de empréstimo em partes!

É preciso sempre contar com a possibilidade do empréstimo não ser aprovado, algo que pode acontecer por diversos motivos, desde a análise do CPF até informações desatualizadas. Para que isso não aconteça, reunimos algumas dicas para aumentar as suas chances de ter o empréstimo aprovado!

No entanto, antes de partir para a ação, é preciso saber que existem alguns golpes de empréstimos que prometem taxas inacreditavelmente baixas e pedem “somente” um depósito antes. Desconfie e se informe sobre como se prevenir dos golpes!

Como pedir um empréstimo pessoal?

Primeiramente, vale lembrar que para solicitar um empréstimo pessoal é necessário que a pessoa tenha mais de 18 anos! Se você se enquadra nesse perfil, você pode solicitar um empréstimo pessoal de dois jeitos.

O primeiro é à moda antiga: indo até o banco ou instituição financeira com seu RG, CPF e comprovante de residência em mãos, você deve falar com o gerente e fazer o pedido de empréstimo.

O banco/instituição fará sua análise de crédito e te informará sobre a aprovação do empréstimo no momento ou após alguns dias.  

Se prepare para encarar longas filas, além de provavelmente gastar algumas horas em todo o processo.

Mas um jeito mais fácil de fazer sua solicitação de empréstimo é pela internet: ao acessar o site da instituição/banco, é só você mandar seu pedido, informar alguns dados pessoais e esperar a comprovação de crédito pela empresa – tudo isso no conforto da sua casa

Juros

Começando pelos juros, o empréstimo pessoal nem sempre é o mais barato que existe. Exatamente por não exigir garantias, ele tem juros mais altos que algumas modalidades como o crédito consignado.

Enquanto o empréstimo pessoal gira em torno de 6% e 8%, o consignado fica por volta de 2,5%. Ao mesmo tempo, enquanto o consignado exige uma série de requisitos para liberar o dinheiro, o pessoal baseia-se exclusivamente no score de crédito.

Já em relação ao cheque especial, por exemplo, é possível retirar uma quantia pré-aprovada pelo banco na sua conta corrente, mas os juros desse tipo de crédito são absurdos: mais de 13% ao mês

. O empréstimo pessoal, como visto, apresenta taxas de juros muito mais baixas. Por isso, estude bem os juros que incidirão sobre o empréstimo antes de fechar negócio.