Empréstimo na Caixa: Tudo o que você precisa saber!

      Comments Off on Empréstimo na Caixa: Tudo o que você precisa saber!

Que Empréstimos Existem para Pessoas Físicas


Na Caixa Econômica Federal, você encontrará um dos maiores e mais variados menus de empréstimos, tanto para uso próprio pessoal como para sua empresa. Com uma história de mais de 150 anos, a Caixa tem acompanhado boa parte do crescimento do país.

Empréstimo na Caixa

Sendo uma empresa inteiramente pública, o objetivo é o desenvolvimento do Brasil, promovendo a justiça social e a conscientização pelo cuidado do ambiente. A inclusão de todo setor social tem sido prioritária para a Caixa, que considera a inclusão social um requisito para o avanço do país.

Na Caixa, você encontrará uma enorme variedade de opções para satisfazer qualquer necessidade econômica. Há os empréstimos pessoais, que você pede e usa com a finalidade que quiser, e os créditos, para financiamento de casas e veículos, entre outras coisas específicas.


Tenho que Comprovar Minha Renda?

A maioria dos empréstimos exigem que você comprove renda para contratar o produto. Muitos deles necessitam conferir qual é seu salário para ter a certeza de que você irá devolver o dinheiro sem complicações.

E desse modo, a Caixa pode garantir juros mais baixos, ao assumir um risco menor. Se você é autônomo, também pode ter acesso a algumas modalidades de crédito. Nesse caso você não contará com uma carteira assinada, mas pode apresentar a declaração do imposto de renda ou algum outro documento que a comprove.

Quais São os Requisitos para Poder Contratar

requisito principal para ter acesso a quaisquer das linhas de crédito oferecidas é ter conta corrente na Caixa Econômica Federal. A conta pode ser necessária para o banco avaliar a sua capacidade de pagamento, através das operações feitas com o dinheiro.

E também será usada a conta corrente para fazer dela os débitos, dispensando assim outros modos de pagamento como o boleto ou o cheque. A lista de requisitos varia conforme o tipo de crédito pedido, e pode ser a seguinte:

  • Apresentar documentação pessoal: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência
  • Ter nome limpo. Isso é válido somente para alguns créditos. Outras modalidades não exigem ter nome sem restrições, pois não fazer pesquisa nos órgãos que protegem o crédito.
  • Em outros empréstimos específicos, pode ser requerida outra documentação adicional, como no caso do empréstimo com garantia de imóvel, no qual será necessário ter matricula do mesmo.

Os Empréstimos Requerem Garantias? Quais Posso Usar?

Na Caixa, alguns empréstimos podem requerer garantias, enquanto outros não as exigem. No consignado, por exemplo, não é precisa nenhuma garantia. Outros créditos, como o imóvel próprio, exige a garantia da residência para ser aprovado.

A Caixa também conta com uma modalidade única, que é o penhor, na qual você pode dar um objeto pessoal de valor como garantia do crédito.

Como Faço para Pagar?

O pagamento será feito, na maioria dos créditos, mediante o débito em conta corrente. Isto é, as parcelas são fixas, de igual valor todos os meses, debitadas automaticamente. Isso lhe poupará de fazer longas filas, ou também de ter que se preocupar em levar o dinheiro a cada mês na agência.

O débito em conta, assim, pode representar uma grande vantagem face a outras formas de pagamento como o boleto ou o carnê. O consignado é uma caso à parte, uma vez que utiliza o desconto direto da folha de pagamento ou do benefício INSS.

Créditos para Pessoas Físicas

A seguir, vamos comentar quais são as linhas de crédito para pessoas físicas, tanto o empréstimo pessoal, que pode ser usado como você quiser, quanto os financiamentos específicos, como aquelas para compra de carro ou de casa.

Crédito Pessoal

O crédito pessoal será usado para o que você quiser. Você poderá contratar sempre que tiver conta corrente na Caixa.

O pagamento pode ser feito em parcelas fixas e com débito em conta corrente. Se você receber o salário na Caixa, pode ter a opção de contratar o CDC Salário com taxas de juros bem mais baixas sempre, por volta de 5% ao mês. O prazo da dívida será de até 48 meses.

Se você é correntista mas não recebe salário na Caixa, convém fazer o empréstimo CDC automático. É uma linha de crédito para você usar quando quiser, disponível para fazer a solicitação em todo momento. Você pode pedir online pelo Internet Banking ou se quiser, pode usar os caixas eletrônicos.

O dinheiro será liberado automaticamente para você retirar e usar, e você devolve em até 48 parcelas fixas e por baixas taxas de juros cada.  O seu limite de crédito, para o CDC Automático ou para o CDC Salário será de R$ 30.000, podendo pedir um mínimo de R$ 150.

Porém, se sua necessidade for dinheiro de pouco montante, com pedido rápido para pagar alguma despesa urgente, pode ser conveniente o cheque especial.

Ao serem as taxas de juros um pouco mais altas com o cheque especial, convém usar somente quando for absolutamente necessário.

Se você tiver um bom histórico, um bom relacionamento com o banco, com contas e transações pagas, ou tiver algum cartão por exemplo, os juros podem ficar mais baixos.

Crédito Consignado

O crédito consignado da Caixa Econômica Federal é um empréstimo que só pode ser usado se você tiver um emprego com renda fixa comprovável, ou se for aposentado ou pensionista do INSS.

Esse é o único requisito para poder obter uma linha de crédito com as taxas de juros mais baixas, que em alguns casos podem ficar em menos de 2% ao mês.

Créditos com Garantia

Na Caixa, uma das melhores opções de créditos são os que contam com alguma garantia. O seu  imóvel residencial, seja casa ou apartamento, podem ser usados como garantia do crédito, e desse jeito você pode pedir um montante muito mais alto.

Em alguns casos, essa modalidade pode ser até a mais indicada para a compra de um novo imóvel comercial ou residencial, uma vez que as taxas que você pagará serão mínimas.

Requisitos – Ter conta na Caixa (exceto consignado)

– Receber salário (para Crédito Salário)

– Ter comprovante de renda

Telefone 0800 726 0101
E-mail [email protected]

Para concluir, os empréstimos da Caixa Econômica Federal contam com inúmeras vantagens, e o melhor de tudo é que são feitos para todo tipo de público. Peça já o seu, fazendo uma simulação prévia para conferir as taxas de juros.