Consorcio de motos: Como funciona? Contemplação e muito mais!

      Comments Off on Consorcio de motos: Como funciona? Contemplação e muito mais!

Para quem não tem pressa em adquirir um bem e tem interesse em pagar parcelas mensais baixas, o consórcio pode ser uma das melhores opções.


E para você que busca o melhor consórcio de moto para seu bolso, fique fluente no assunto aprendendo sobre as 6 maiores dúvidas sobre consórcio de motos a seguir.

consórcio de motos

Como funciona um consórcio de moto?


Um consórcio de motos um tipo de autofinanciamento administrado por empresas, bancos ou outras instituições financeiras, com normas e fiscalização do Banco Central do Brasil.

Ele é formado por vários participantes com um mesmo objetivo, também chamados de consorciados ou cotistas.


É um autofinanciamento, pois todos pagam parcelas mensais de um valor X, as quais vão se acumulando e formando um tipo de poupança para a compra da moto no final.

Independente se já pagou todas as parcelas ou não, todo mês um sorteio é feito e uma ou mais pessoas podem ser contempladas com a moto desejada, mantendo o restante do pagamento até o fim do consórcio.

Tipos de participação em consórcio de motos

Você pode fazer parte de um consórcio que ainda não tenha começado, ou seja, a administradora ainda está juntando pessoas o suficiente que têm o mesmo bem em comum; ou pode entrar num grupo que já esteja formado e ativo, no qual você entra em áreas vagas ou ainda como uma transferência, assumindo todas as obrigações que lhe forem passadas.

Quanto custa um consórcio de motos?

O valor das prestações dependem de dois fatores básicos: o valor da moto em si dividido pelo tempo de pagamento, como também da taxa de serviço da empresa administradora responsável pelo consórcio.

Além destes, pode haver também custos inclusos de fundo de reserva ou de um seguro contratado, variando de acordo com o contrato.

Pode antecipar parcelas em consórcio de motos?

Sim, claro, é possível até mesmo quitar o valor em menor prazo, se preferir. Normalmente, é uma condição buscada por quem foi contemplado com sua moto e deseja encerrar a participação no consórcio.

Exija todos os direitos reservados ao final do contrato caso deseje antecipar suas parcelas.

Como funciona a contemplação num consórcio de motos?

Se uma pessoa é sorteada em determinado mês dentro do período do consórcio, significa que uma carta de crédito está disponível para ela poder comprar a sua moto.

Esta pessoa será submetida a análise de crédito e, caso não seja aprovada, a administradora pode orientar sobre a quitação de dívidas mantendo em segurança o documento de liberação de crédito.

Quem foi contemplado, continua pagando até o final ou quita suas parcelas; e quem não foi contemplado em determinado mês continua pagando até ter sua chance.

Existe também a opção de contemplação por lances, para os quais há condições exclusivas de participação que variam de acordo com administradora.

Como sair ou ser expulso de um consórcio de motos?

Uma pessoa pode ser expulsa do grupo apenas por não cumprir o pagamento mensal. Dependendo do contrato, a pessoa tem de volta quantias pagas no momento de sua exclusão, levando em conta descontos por conta da quebra de contrato; ou pode receber apenas no final do consórcio, caso o contrato seja de fundo de reserva.

Sendo assim, antes de pensar em entrar, como também de sair de um consórcio, verifique todos os detalhes do contrato.