Consórcio de carros: Como funciona? Tudo que você precisa saber!

      Comments Off on Consórcio de carros: Como funciona? Tudo que você precisa saber!

Com dúvidas na hora de escolher de qual consórcio de carros deve participar?


Confira 6 dicas essenciais a seguir sobre como pesquisar e selecionar a melhor administradora para você entrar num grupo e investir no carro tão sonhado pelos próximos meses.

consórcios de carros

Dica 1: Priorize uma administradora autorizada

O órgão responsável pelas normas e fiscalização de consórcios no Brasil é o Banco Central. Sendo assim, o primeiro passo é conferir se determinada empresa que você selecionou ou ouviu falar está autorizada ou não a realizar esse tipo de serviço.


Além disso, outra dica é verificar a reputação da empresa em sites de apoio ao consumidor, como o Reclame Aqui.

Dica 2: Preste atenção no contrato quando for assinar

Curtiu a proposta do consórcio? Então fique atento ao contrato, principalmente com relação às partes de juros, desistência e outros pontos que possam trazer problemas futuros.

Não tenha vergonha de passar alguns minutos lendo o contrato na frente do atendente, é direito seu; e tire dúvidas com amigos ou parentes que já participaram de consórcios sobre determinados pontos que tiver dúvida

. Confira dados como valor contratado, prazo, prestações, taxas e demais obrigações.

Dica 3: Faça simulações antes de assinar qualquer contrato

A melhor forma de comparar um preço de uma administradora com o de outro é fazendo simulações.

As melhores empresas do mercado costumam ter suas ferramentas, seja presencialmente com um vendedor ou online mesmo.

É ideal para saber exatamente dados sobre prazos, taxas e o que lhe espera pelos próximos meses de contrato.

Dica 4: Não caia em formas de adiantar sorteio e contemplação

Se o vendedor do consórcio disser para você algo sobre taxas que aceleram as possibilidades de contemplação do carro, não acredite, pois não é assim que funciona um consórcio.

As condições são sempre iguais para todos os participantes, assim como quem não foi contemplado ainda deve continuar pagando até o fim do contrato.

Caso algo do tipo aconteça com você, faça questão de denunciar a administradora e determinado vendedor para o Banco Central e também no Reclame Aqui.

Dica 5: Informe-se sobre como funciona alterações no valor da carta de crédito

Imagina um cenário em que você tem condições apenas de investir num carro no valor X, mas que com o passar dos meses, teve uma promoção no trabalho ou ganhou uma grana extra com a qual deseje investir num carro de maior valor.

Alguns consórcios possibilitam essa alteração no valor da carta de crédito que será recebida na sua contemplação, portanto se for do seu interesse, e se achar que em breve suas condições financeiras podem melhorar, considere isso com uma administradora de consórcios de carros.

Dica 6: Informe-se sobre contemplação com nome sujo

Nada impede que alguém com nome negativado participe de um consórcio, apenas pode haver impasses no momento da contemplação da carta de crédito, na qual a administradora faz análise de crédito da pessoa e pode se deparar com o nome sujo.

Portanto, se esse é o seu caso, para não perder seu “prêmio”, informe-se desde antes da contratação o que você pode fazer quanto a isso.

No decorrer desse tempo, procure quitar suas dúvidas e inadimplências para não haver problemas quando for sorteado