Aluguel social 2019: Quem tem direito? Como conseguir? Qual o valor e + Dicas!

      Comments Off on Aluguel social 2019: Quem tem direito? Como conseguir? Qual o valor e + Dicas!

O aluguel social é um benefício criado pelo governo que serve como um auxílio a famílias carentes para estas terem moradia garantida por um período determinado.


O programa surgiu a fim de ajudar famílias vulneráveis que sofreram consequências de catástrofes ou ações do próprio governo e tiveram suas moradias afetadas.

É um assunto que gera algumas dúvidas, portanto confira 5 coisas que você precisa saber antes de solicitar o seu aluguel social, caso tenha direito.

aluguel social 2019

Quem tem direito a receber o aluguel social?


Pode receber aluguel social toda família que teve sua moradia destruída ou afetada, total ou parcialmente, após desastres naturais como chuvas ou enchentes, ou ainda ações do governo, como obras ou possíveis acidentes a partir disto.


Também têm direito de receber famílias com cadastro no CadÚnico, que é o sistema do governo que reúne informações de pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade.

Famílias cadastradas em programas como Bolsa-Família e Tarifa Social (desconto em energia elétrica) também podem solicitar o aluguel social.

E famílias que vivem em áreas consideradas de risco, como com possibilidades de desabamento ou enchentes, pode também ter acesso.

O que é preciso para conseguir o aluguel social?

Se você confirmou que o programa está presente no seu estado, confira quais providências devem ser tomadas na prefeitura da sua cidade.

Informe-se sobre o que é preciso de documentação para solicitar corretamente seu aluguel social; muitos cadastros são desaprovados por conta de documentação errada, então preste bem atenção nessa parte.

No geral, eles vão pedir documentos que comprovem sua moradia, como comprovante de aluguel, conta de água ou de luz, contratos ou escritas da casa, por exemplo; além disso, você também deve apresentar cadastros em programas do governo dos quais você recebe algum benefício, caso tenha. Além, é claro, de levar os seus documentos pessoais como RG e CPF.

Qual o valor do aluguel social?

O benefício fornecido pelo governo pode chegar até R$500 reais por mês para auxiliar numa nova moradia.

Lembrando que o benefício é temporário, sendo pago até o momento que o governo considerar que a família já possa se sustentar por conta própria.

Por quanto tempo a família recebe o aluguel social?

Cada cidade pode ter suas regras quanto a isso. No geral, o auxílio é fornecido de 6 em 6 meses, podendo ser renovado dependendo do estado da família ainda.

Quais estados do Brasil têm o programa do aluguel social?

Infelizmente, não é um programa de nível nacional, portanto para ter acesso ao benefício, você precisa saber antes de mais nada se o programa atua no estado em que você mora.

Atualmente (2019), os estados participantes do programa do aluguel social são: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Quem tem interesse, deve solicitar o cadastro na prefeitura da sua cidade num desses estados citados. Caso não tenha no seu estado, você pode consultar órgãos de assistência social no local e saber quais opções você pode ter direito.